Quando pode usar sublimação

Quando se pode usar a Sublimação?

A palavra sublimação significa a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Assim como o ponto de ebulição e fusão, o ponto de sublimação acontece quando a pressão de vapor do sólido se iguala à pressão aplicada.
No mundo têxtil, a sublimação é um processo de estamparia: a passagem da tinta do papel (já seca, ou seja, em estado sólido) para o substrato, que no nosso caso aqui, seria a fibra do tecido.

Sublimação precisa de calor e pressão

Para esse processo acontecer são aplicados calor (alta temperatura) e pressão. Por isso, o método é muito parecido com o transfer. Porém, na sublimação, a estampa adere totalmente ao tecido ao invés de apenas grudar nele. Com isso, a estampa não descasca como normalmente acontece nas peças que recebem aplicação de transfer.
A durabilidade das peças produzidas através deste método é o ponto forte da sublimação. As estampas feitas pela sublimação são muito resistentes à lavagem, arranhões e a temperaturas extremas, como quente e frio.

Quando a sublimação é indicada?

A sublimação é indicada para tecidos com fibras sintéticas, ou seja, não é indicada para o algodão, por possuir fibras naturais. Então, quanto mais poliéster o tecido tiver, melhor será a transferência de tinta. Além disso, as peças precisam ser de cor clara. Assim, escolher a malha certa é essencial para o sucesso no processo de sublimação.
Para que ocorra esse processo de maneira eficiente é preciso:
Ter a imagem em um arquivo no computador;
Imprimir esse arquivo em impressora adaptada e com tinta própria para o tecido e estampar.
Além disso, é preciso também ter cuidado e atenção com a qualidade desses materiais que você utiliza em todo o processo.
Através das características apresentadas sobre a sublimação, percebemos que essa é uma técnica que permite a utilização de uma ampla variedade de cores nas estampas para garantir a qualidade e a durabilidade do produto estampado.

Deixe um comentário